sexta-feira, 8 de junho de 2012

Cryteck acaba com divisão de jogos de retalho!


Crytek deixa de produzir jogos no modelo actual.

As proximas produções da Crytek irá consistir em jogos F2P, revelou Cevat Yerli.
Em entrevista ao VideoGamer.com no último dia da E3, o CEO da Crytek, lamenta o surgimento dos DLC e serviços de jogos premium, que ele considera ser "Milking aos clientes até a morte".
Warface, o novo FPS da Crytek Kiev multiplayer, será o primeiro jogo da empresa no modelo free-to-play. Mas uma vez Crytek acabou os seus contratos actuais com os tradicionais jogos de retalho, os seus estúdios vão passar a produzir apenas títulos F2P, através da sua plataforma de jogos sociais, GFACE.
"Como estávamos a desenvolver jogos para consolas ja sabíamos, que o futuro é online e free-to-play", disse Yerli.
"Neste momento estamos na fase de transição da nossa empresa, a transição de jogos de retalho para jogos completamente gratuitos.
"O que isto implica é que no futuro, todos os jogos que estamos a trabalhar, novos projetos, novas plataformas e tecnologias, têm em vista o free-to-play e online, são desenvolvidos na mais alta qualidade."
Yerli acrescentou que ele quer jogos da Crytek para se destacar na atual safra de títulos F2P. Todos os projetos futuros apontam para jogos AAA , com orçamentos de desenvolvimento correspondentes.
"Como é evidente em Warface, a nossa abordagem é garantir a melhor qualidade, a mesma qualidade das consolas", disse. "Isto implica orçamentos de 10 a 30 Milhões de Dolares, e o custo para o jogador de 0!
"Eu acho que é uma nova geração de jogos, que tem que acontecer para mudar a forma de produzir, e o modelo de negócio passar a ser mais user-friendly".

Resumindo, Yerli concorda com a opinião que os jogos estão destinados a tornar-se serviços, ao contrario dos produtos independentes . No entanto, ele é claramente contra os modelos premium adotadas por empresas como a Activision e EA:
"Se olhares para que tipo de jogos são feitos no mercado, com DLCs e serviços premium e outras coisas, eles estão literalmente a milkar os clientes até a morte."
Warface é atualmente produzido na Rússia, e está a ser testado na China. Ainda não há informação sobre quando o jogo poderá ser lançado para a Europa e para os EUA.



Parece que acabou o mundo mitico de Crysis, Homefront, pelo menos na vertente singleplayer.

1 comentário:

  1. Será o inicio da publicidade nos videojogos? Alguém tem que pagar os custos de produção...

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