sexta-feira, 1 de junho de 2012

Análise: Call of Duty Modern Warfare 3 [Xbox 360/PS3] 6/10


Call of Duty Modern Warfare 3
Versão ensaiada: Xbox 360



Joguei COD 4 MW, COD MW2 e sempre que me lembro de Call of Duty lembro-me da missão do Aeroporto, poderá parecer mau, foleiro talvez, mas a missão do Aeroporto marca a forma como se joga nesta geração, em que quem jogou sabe do que falo, basicamente estamos durante 10 minutos dentro de um Aeroporto Russo a matar civis, algo que é sádico (na verdade é doentio) no entanto a forma como está feito, está do melhor alguma vez feito(remember no Russians). Não podia deixar de passar outra parte fabulosa na serie, a missão no Brazil, em que quando aconteceram os confrontos na “Favela do Alemão” deixou a sensação de estar a viver um capitulo Call of Duty....

Agora falando de COD MW3, o jogo esteve envolto em polémica, em parte por ser o jogo mais vendido de 2011, também devido ao abandono de dois dos principais elementos da Infinity Ward, Jason West e Vince Zampella e a saída abrupta de dezenas de elementos da Infinity Ward. Houve dúvidas se iriam ser capazes os restantes elementos de manter a qualidade de uma serie capaz de fazer o melhor no mundo dos FPS.

COD MW3 usa o mesmo motor gráfico de MW o IW 2.0 apesar de algum updates a base do motor é a mesma mostrando que apesar de ser um motor gráfico com alguma idade consegue ser agradável. Não comprometendo mas por outro lado não inovando.

COD sofre do síndrome de ter demasiado sucesso em vendas, se por um lado consegue bater recorde em cada nova entrega anual por outra faz com que seja impossível haver grandes inovações, equipa vencedora não se mexe e actualmente a Activision acertou na fórmula.

Em COD MW3 temos a típica Guerra Mundial, algo que tem sido bastante célebre e que em cada nova entrega de novos FPS faz pensar até quando vamos ver a Estátua da Liberdade a arder, tem sido uma constante em 2011, Crysis 2 começa como fundo NY e Lady Liberty parcialmente destruída, assim como em Batlefield 3. NY sofre em cada novo FPS que sai e isso vende, vende e vende, portanto se nos próximos dias for anunciado mais meia dúzia de jogos com NY a arder é apenas a continuação do que aconteceu na E3 do ano passado. Mas falando de MW3 não podemos esquecer a típica historia Americana, um Americano é capaz de matar um exército de Russos, ao bom estilo de RAMBO 3 (em que Rambo e o seu general fazem o cerco a um batalhão de Russos,
Russos esses quem têm um Tanque e um Helicóptero).

No modo On-line o jogo está melhor do que nunca, menos campers e o jogo ficou mais “árcade” ao ser mais rápido/fácil de jogar, promovendo o combate e menos tempos mortos. É o jogo mais jogado e existe motivo para, não há lag, não há batoteiros (há mas quando aparecem são banidos) o que motiva jogar em rede, não testei a versão PC no entanto na XBOX360 foi impecável, para quem procura um FPS para jogar na net este é a melhor opção.

Em MW3 começamos por jogar com Soap durante a sequencia inicial no entanto, jogamos a maior parte do jogo com Yuri em que perseguimos Makarov, que basicamente quer provocar a Terceira Guerra mundial, e nós tentamos impedir.
A história apesar de interessante, como se pode ver no vídeo. No entanto apesar de ser algo intenso, a história é fraca e passado uma semana desaparece da mente de quem joga.
O jogo tem cerca de 6 horas, o que é bastante reduzido e francamente é péssimo para alguém como eu que da valor a um bom single player. É uma decepção chegar ao fim apenas com a sensação de que joguei um jogo que da para terminar numa tarde de Domingo.

Graficamente está engraçado e bastante realista, mas falta inovação, parece por momentos que estava a jogar o primeiro MW, o uso de um motor gráfico antigo tem as suas desvantagens, ou seja, não estamos a espera grande inovação. O detalhe das personagens está razoável, quando comparado com outros jogos saídos na mesma altura, está fraco refiro-me a Battlefield 3 ou Gears of War 3 que têm um detalhe fantástico (ou mesmo Uncharted 3 que está brutal).

A jogabilidade está excelente, do melhor alguma vez feito pela Activision não ficamos cansados de jogar MW3, os controlos respondem bem sem falhas ou surpresas.

A música está excelente, bem colocada nos momentos certos durante o jogo e adorei a boa qualidade de som do jogo, as explosões são realistas e conseguem criar um bom ambiente.

Multiplayer: 10/10
Historia: 2/10
Gráficos:6/10
Jogabilidade: 10/10
Musica:10/10

Nota Final: 6/10

Claro que o mais importante neste jogo é o Multiplayer, é perfeito, melhor seria “impossível” e para quem gostar de jogar um bom FPS on-line não precisa de procurar mais, MW3 é a melhor opção do mercado.

Concluindo, quem quiser jogar um single player na XBOX360 não compre MW3 é dinheiro mal gasto, há melhores opções como Gears of War 3.
Quem tiver intenções de jogar um bom jogo on-line este é o melhor do mercado.

Sem comentários:

Enviar um comentário